Introdução ao Yoga

30.7.09


O termo Yoga vem do sânscrito e significa unir ou harmonizar.

É um sistema de crescimento e desenvolvimento pesssoal e de manutenção da saúde duradouro que cultiva um sentimento de felicidade e realização.

Por outras palavras, Yoga significa trabalhar para atingir um nível em que as actividades do corpo e da mente funcionem harmoniosamente em conjunto.

O Yoga também se refere à união entre o indivíduo e o Divino. No entanto, não representa qualquer religião em especial; é um sistema que visa ajudar as pessoas a atingir o seu pleno potencial e uma consciência elevada. Isto é conseguido através de técnicas ancestrais, acessíveis a todos os interessados, que concorrem para o desenvolvimento de todas as faculdades humanas: fiísicas, emocionais, mentais e espirituais.

A ciência do Yoga é vasta e foi dividida em vários ramos: o Hatha Yoga, o Raja Yoga, o Jnana Yoga, o Bhakti Yoga, o Karma Yoga, o Mantra Yoga, o Laya Yoga e o Yoga Tântrico.

Na palavra composta Hatha, "ha" significa Sol e "tha" significa Lua, referindo-se ao equilíbrio entre o masculino e o feminino, o dia e a noite, o positivo e o negativo, o yin e o yang, o quente e o frio ou de outros pares opostos mas complementares.

A aplicação deste conceito consiste na condução dos dois lados do corpo a um estado de equilíbrio através do desenvolvimento de igual força e flexibilidade de ambos os lados. Também tem a ver com a indução dos dois hemisférios cerebrais, de modo a que o lado lógico, matemático e o creativo e o intuitivo sejam estimulados a trabalhar em harmonia e com igual eficiência.


O processo de aprender a ajudar o corpo a funcionar saudavelmente pode ser engrandecedor, pois ensina o praticante a modificar o corpo, a mente e o estado emocional e, portanto, a controlar a vida e a saúde (física, mental, emocional e espiritualmente).

A vida de hoje é acelerada, competitiva e cheia de tensões. Quando as exigências que nos são feitas excedem largamente os nossos níveis habituais de prestação ou resolução (sejam eles físicos, emocionais ou mentais) experimentamos desconforto e tensão, e as defesas do organismo ficam sobrecarregadas e exaustas. Os efeitos colaterais incluem frustração, tensão muscular (resultando especialmente em problemas nas costas), depressão, ansiedade, falta de fôlego e problemas de concentração. O Yoga liberta o corpo destes sintomas de stress. Numa primeira fase, através dos exercícios de relaxamento, depois através dos exercícios de fexibilidade, prevenindo o alívio da tensão muscular e, finalmente, o uso da respiração profunda e controlada durante as posturas ajuda a controlar a irregulariedade respiratória e a atingir e a manter um estado de calma e estabilidade emocional.


Confie na inteligência do seu corpo para orientar a prática, a fim de poder apreciá-lo a colher as recompensas.

Adaptado de Noa Belling, Manual completo de Yoga, Editorial Estampa

0 comentários em "Introdução ao Yoga"