O Homem Elefante

13.8.09

foto de Nick Brandt


A maioria das pessoas tem uma conduta indigna, mas eu aguentarei as injúrias como o elefante aguenta as setas dos archeiros no campo da batalha.

~¡~

É o elefante bem domado que o rei monta ou que se leva a um ajuntamento. É o homem bem domado que aguenta as injúrias e faz parte dos melhores.

~¡~

Excelentes são as mulas, os cavalos puro-sangue do Sindh e os elefantes de grandes presas, bem domados. Mas, mais excelente do que eles, é o homem que se domou a si mesmo.

~¡~

Na verdade, nenhuma destas montadas poderá conduzir um homem aonde ele nunca esteve – ao Nibbana. Mas aquele que domou bem a sua mente pode lá chegar.

~¡~

Outrora, a minha mente vagueava, a seu belo prazer, por onde queria. Hoje, controlo-a com destreza como o tratador, com o aguilhão, refreia o elefante tomado pelo cio.

~¡~

Resguarda bem a tua mente, pratica com gosto a vigilância. Liberta-te da lama do sofrimento, tal como o elefante se liberta do atoleiro onde caiu.

~¡~

Se encontrares um companheiro sábio, sensato e que viva na virtude, junta-te a ele na alegria e na vigilância, superando todos os perigos.

~¡~

Se não encontrares um companheiro sábio, sensato e que viva na virtude, então vai sozinho como um rei que abandonou o reino ou como o elefante
Matanga, errando na floresta, solitário.

~¡~

Melhor é viver só, sem ter a insensatez por companhia. Vive sozinho e em paz como vive, na floresta, o elefante
Matanga, sem cuidados.


excertos do Dhammapada (versões de Moksha)

0 comentários em "O Homem Elefante"