Origem do Yoga
Segundo lendas mitológicas da Índia, o yoga foi cantado nos Purãnas (fábulas e lendas) que afirmavam que o Deus Shiva ensinava à sua esposa, Parvati, as ãsanas (posturas) perto de um lago. Um matsya (peixe) observava-os e imitou-os, evoluindo desse modo até se transformar em homem.
O yoga é uma prática ancestral que nasceu na Índia há cerca de cinco mil anos, sendo transmitida oralmente até meados do ano 400 a.C. A partir daí, Pantãnjali codificou o conhecimento existente, organizando-o nos Yoga-Sutras, divididos em quatro livros.
De acordo com a filosofia indiana ortodoxa, há seis tipos de escolas, acopladas em três grupos, que têm como base os Vedas, escrituras sagradas que para além do seu poder espiritual dão uma visão da vida quotidiana na Índia de então.O yoga é uma prática ancestral que nasceu na Índia há cerca de cinco mil anos, sendo transmitida oralmente até meados do ano 400 a.C. A partir daí, Pantãnjali codificou o conhecimento existente, organizando-o nos Yoga-Sutras, divididos em quatro livros.
I) Nyaya - Vaisheshika
II) Sãmkhya - Yoga
III) Mimãmsã - Vedanta
Segundo a crença dos seguidores da escola Nyaya, o conhecimento é a única forma de obter a libertação do sofrimento. É provavelmente a escola indiana mais próxima da filosofia analítica contemporânea. Baseia-se no texto filosófico Nyaya Sutras. A Vaisheshika expõe que todos os objectos, num universo físico, são redutíveis a um número finito de átomos. Historicamente, está estritamente associada à escola de lógica Nyaya.
A escola Sãmkhya baseia-se numa filosofia «dualista» entre prakriti (natureza, matéria) e purusha (alma, consciência). Segundo a doutrina Sãmkhya, a matéria é real, diferindo assim do Yoga, que defende que a matéria é apenas uma manifestação da mãyã (ilusão). A prakriti contém em si três gunas (qualidades) que são: sattva (clareza, lucidez, espiritualidade com tendência para a libertação), rajas (actividade, paixão, movimento) e tamas (peso, escuridão, inércia, ignorância).
Purusha é o conjunto das almas individuais e nesse sentido difere do Yoga que considera o purusha como a Grande Alma Universal. Por outro lado, prakriti é a fonte de toda a matéria, é a energia a partir da qual derivam as formas, mas é activada pela purusha.
Yoga é uma das seis escolas de filosofia hindu que utiliza um conjunto de técnicas com o intuito de alcançar o Samãdhi (união com o Divino). Difere das outras darshanas (escolas), porque utiliza práticas contemplativas para atingir esse estado.
A escola Mimãmsã tem como base a análise dos Vedas, sobre como devem ser feitos os rituais e as cerimónias religiosas. Os Vedas são considerados como as Santas Escrituras mais antigas da Índia.
A palavra sânscrita Vedãnta é traduzida por «fim dos Vedas». A última parte dos Vedas é constituída pelas Upanishads. Estas formam o núcleo espiritual do pensamento vedântico.
A escola Vedãnta centra-se na compreensão da verdadeira natureza da realidade. Tem como objectivo acabar com a ignorância metafísica.
Estela Salema, O Yoga como caminho, Ed.Vogais & Co.
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